Edaetech assinala vinte anos com rebranding
Fão – Esposende, Braga
A empresa de metalomecânica Edaetech celebra vinte anos de existência com um processo de renovação da sua imagem corporativa, que inclui um novo logótipo, conceito e website.
“Estamos muito satisfeitos por apresentar a nossa nova identidade, ou uma versão mais evoluída da que vinga desde 2002”, partilha Vitor Correia, Diretor Geral, que colocou em andamento esta mudança de comunicação em resposta a objetivos e ambições do Administrador Único Bruno Costa Pereira.
Tendo sido uma das primeiras empresas da sua área a introduzir o corte de laser na Península Ibérica, a Edaetech combina a inovação, a engenharia e a fabricação de metal para produzir soluções à medida de cada projeto com uma forte componente tecnológica e capacidade in-house, especializando-se também em protótipos e séries.
Os tempos mudam e as empresas enfrentam o desafio de mudar em resposta a novas exigências e novos métodos de trabalho. Do mesmo modo, por vezes certos atributos não são comunicados com a devida intensidade, como era o caso da sub-representação do departamento de Investigação & Desenvolvimento da Edaetech.
“Na Edaetech, temos uma política de transparência. Todas as empresas passam por altos e baixos, pelo que não é nenhum segredo que a moral dos nossos colaboradores não era a melhor após uma época de incerteza a nível da sua gestão. Quando essa fase chegou ao fim, apercebemo-nos que o nosso posicionamento de marca estava obscurecido”.
A Edaetech estabeleceu uma parceria com um estúdio especializado, a Uppa Studio, para que esta desenvolvesse a sua nova identidade e o seu novo website. Foi desde o início um processo inclusivo, em que a porta estava aberta a todos os colaboradores que quisessem dar o seu parecer.
“A Uppa Studio soube tomar isso em consideração”, acrescenta Vitor, “e contribuiu com um grande poder de observação e maneiras de transmitir a potenciais clientes quem somos e o que fazemos, nomeadamente a nível digital. A nossa comunicação, findos vinte anos, parecia muito rígida e industrial. Agora, até este novo tom de azul é elétrico, europeu, e extremamente bem suportado em formatos online. Estamos novamente visíveis no mapa e isso sabe muito bem”.
Em geral, um processo de rebranding constitui um novo conceito de marca, que se traduz numa identidade gráfica e Tom de Voz alinhados com as novas necessidades de comunicação da empresa. Este pode ser um momento de ruptura com o passado, embora a Edaetech tenha antes apostado na sua continuidade.
Na atualidade, a transformação digital dos negócios é cada vez mais procurada pelas empresas, dado que manter uma imagem atualizada e um website dinâmico e acessível é considerada uma prioridade absoluta. Também a presença do mundo empresarial nas redes sociais é, hoje em dia, indispensável para igualar ou superar a concorrência.